13ª
Bienal
Brasileira
de
Design
Gráfico

Identidade & Branding

Marcas para empresas, eventos ou produtos de pequeno e médio portes (com até 100 funcionários)

Identidade Visual para Forneiro

Pedro, Pastel & Besouro

Forneiro

Curitiba PR

2018

No início do projeto os clientes tinham apenas a ideia de um negócio, uma panificadora artesanal baseada em receitas pessoais e algumas referências visuais que mesclavam entre um cenário rústico e capas de discos folk norte-americanos. Neste sentido, foram combinados conceitos para evocar uma memória nostálgica de um passado mais simples, mais rústico. Para isso recorremos ao imaginário visual da história de Curitiba, cidade sede da padaria, com a rica cultura visual dos rótulos da erva-mate e bebidas antigas da região. Além disso, buscamos trazer na identidade elementos do preparo do pão como: a introspecção no momento do preparo ao misturar os ingredientes, o passar do tempo na espera do descanso da massa, o cuidado ao assar e a simplicidade ao servir. Diante desse cenário conceitual, foi desenvolvida uma breve pesquisa junto aos prováveis consumidores sobre a percepção de um nome que representasse este universo imagético, e chegou-se ao nome Forneiro. A partir dessa etapa, o desafio foi materializar elementos de identidade visual que comunicassem os valores da marca.

Design, concepção e ilustrações: Eduardo Rosa e Gustavo Caboco
Pesquisa: Rafael Ancara e Gustavo Caboco
Assistentes: Fernanda Rosa e Gustavo Gnatta Rodrigues
Produção e Fotografia: Lúcia Angélica e Fernanda Rosa